Dia 16 de Outubro foi o dia em que João Paulo II se tornou papa em 1978, lembro como hoje o meu querido pai e minha avó acompanhando com muita fé a escolha do santo papa, confesso que era uma expectativa muito grande, pois a tradição do vaticano era escolher um papa de origem italiana, o tabu foi quebrado, quando saiu a noticia que o novo papa era de um pais fora da Itália , foi uma surpresa, ali nascia o eterno papa João Paulo II, o polonês Karol Joséf Watjyla nascido no dia 18 de maio de 1920 na cidade de Wadowice na polônia.
De origem humilde perdeu sua mãe em 1929 vitima de doença grave nos rins, seu irmão mais velho foi a coluna mestre da família, se formou em medicina e ajudou a criar os irmãos que perderam a sua progenitora tão precocemente, o mundo para João Paulo II foi de desafios, até a chegar a ser papa,mas com perseverança, amor e perdão ao próximo, fez do seu legado uma história de devoção a sua vocação religiosa, princípios fundamentais de amor e fraternidade, alicerce da igreja católica apostólica romana, sempre com os olhos voltados aos mais humildes.
Na minha juventude vi muitas pessoas de outros cleros comentarem a respeito das boas novas do novo papa, era tudo que o mundo precisava, era uma época difícil das ditaduras militares e da repressão no mundo. João Paulo II se sobre-saia pela sua vontade de fazer um mundo melhor, pela sua luz que conquistou desde que foi anunciado a sua escolha pela pombinha branca que significa a paz.
João Paulo II se dedicou em conhecer o mundo e ajuda os mais necessitados,ele era um passarinho pregando a paz e a fraternidade entre os homens.enquanto isso a guerra sucumbia milhares iranianos e iraquianos numa guerra que não tinha fim, por ser de origem humilde não tinha medo da morte e viajava constantemente ao oriente médio e outros continentes pregando o que é mais belo na vida de um ser humano, a palavra de nosso senhor Jesus Cristo.
Em 03 de maio d 1981, 03 Anos após ser escolhido Papa, João Paulo II teve o golpe duro do terrorismo, foi atingido por disparos de arma de fogo por um turco de nome de Ali Agca,que logo após foi encarcerado, João Paulo II foi para o hospital e se recuperou-se pelo milagre divino, após se recuperar dos ferimentos, visitou o santuário de Nossa Senhora de Fátima para agradecer pelo seu milagre, e ofereceu uma das balas que foi ferido no atentado ao santuário. Até hoje está lá para visitação, já recuperado continuou sua peregrinação pelo mundo, espalhando o que mais sabia, transmitir a paz entre os irmãos, e fraternidade entre as famílias.
Anos depois fez um gesto de grandeza que admirou o mundo, foi até a penitenciária e perdoou e rezou ao seu malfeitor, tantas palavras lindas poderíamos dizer da vida peregrina e digna do santo papa, que ficaríamos dias e dias falando das suas visitas ao Brasil, quando chegava era um jubilo a todos, foram 4 visitas e todo o pais queria ver o mais querido Santo papa que o mundo já teve.
No Rio Grande do Sul os fiéis diziam que o papa era gaucho, as bandas de roque cantavam em suas melodias que o Papa era Pop, João Paulo II não se envaidecia ficava feliz e distribuía os mimos a todos os brasileiros. João Paulo II foi o terceiro mais longo papa do catolicismo, durando 26anos de papado, forjado de muita honra e gloria ao nosso senhor Jesus Cristo.
Já cansado da jornada o santo papa foi para sua ultima morada no dia 02 de abril de 2005, o mundo ficou triste, o papa mais humilde que um ser humano possa guardar em seu coração nos deixou para sempre.
Autor: João Batista da Silva
Autor: João Batista da Silva