domingo, 22 de janeiro de 2012

De Machu Picchu para o Mundo



O Peru comemora neste mês de julho cem anos da redescoberta de Machu Picchu, a “cidade perdida dos incas”. Localizada nos Andes, a região era praticamente desconhecida até que o explorador norte-americano Hiram Bingham (1876-1956) alcançou o local em 1911. Ele desbravou mata fechada com ajuda de moradores locais e precisou limpar todo o lugar para que as ruínas fossem reveladas. Um ano depois, publicou várias fotografias na revista National Geographic e fez de Machu Picchu um dos ícones da arqueologia mundial.

O governo peruano preparou uma série de comemorações para celebrar “o descobrimento de Machu Picchu para o mundo”. Mas, em vez de realizar as festividades no dia 24 de julho, data em que Bingham chegou na cidade, antecipou a celebração para o dia 7 de julho – quando a cidadela inca foi escolhida como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 2007.

Rodeada pela Cordilheira dos Andes e possivelmente construída entre os séculos XV e XVI, a cidade sagrada dos incas ficou cinco séculos escondida na densa floresta a sudoeste do país, numa área que atualmente pertence ao estado de Cusco, que foi capital do Império Inca.

Bingham era professor de história das Américas na universidade de Yale (EUA) e veio em expedição procurar a cidade perdida Vilcabamba, assolada pela invasão espanhola no início do período colonial. Ele estava intrigado com o desaparecimento do povo inca e desde 1908 viajava pela América Latina procurando pistas. Seu guia era um menino de oito anos filho de um camponês local.


"Bendito e o povo que eterniza sua história"
João Batista da Silva

Um comentário:

  1. A obra do povo INCA não é so lembrado em julho mais sim,por todos os dias de nossas vidas.um povo que foi dizimado pelos malditose arrogantes espanhóis.pela sua ganançia indomita de roubar o ouro e a diginade deste povo milenar.na saque ali os espanhóis acabaram de perder o respeito da américa latina.em especial do povo sulámericano e a americano.foi uma grande afronta sem precedente para a humánidade,para a cultura e o progresso daquele heroico povo.em que os bostas gananciosos espanhóis sobrevivem até hoje das custas do ouro do povo INCA que foi destruido para sempre por este zé povinho espanhól que hoje esta graças a Deus quebrado!!!agora eu te digo rei da espanha assim:POR QUE TE CALAZ REI DA ESPANHA E DEVOLVA O OURO DO POVO PERUANO E BOLIVIANO !!!

    ResponderExcluir