sábado, 22 de maio de 2010

Porque Será?

Não verás Lula nenhum:

Em linhas gerais, Luís Fernando Veríssimo disse, em artigo recente, que as gerações futuras de historiadores terão enorme dificuldade para compreender a razão de, no presente que se apresenta, um presidente da República tão popular como Luiz Inácio Lula da Silva ser alvo de uma campanha permanente de oposição e desconstrução por parte da mídia brasileira. Em suma, Veríssimo colocou em perspectiva histórica uma questão que, distante no tempo, contará com a vantagem de poder ser discutida a frio, mas nem por isso deixará de ser, talvez, o ponto de análise mais intrigante da vida política do Brasil da primeira década do século XXI.


A reação da velha mídia nativa ao acordo nuclear do Irã, costurado pelas diplomacias brasileira e turca chega a ser cômica, mas revela, antes de tudo, o despreparo da classe dirigente brasileira em interpretar o força histórica do momento e suas conseqüências para a consolidação daquilo que se anuncia, finalmente, como civilização brasileira.


O claro ressentimento da velha guarda midiática com o sucesso de Lula e do ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores, deixou de ser um fenômeno de ocasião, até então norteado por opções ideológicas, para descambar na inveja pura, quando não naquilo que sempre foi: um ódio de classe cada vez menos disfarçado, fruto de uma incompreensão histórica que só pode ser justificada pelo distanciamento dos donos da mídia em relação ao mundo real, e da disponib ilidade quase infinita de seus jornalistas para fazer, literalmente, qualquer trabalho que lhe mandarem os chefes e patrões, na vã esperança de um dia ser igual a eles.


Assim, enquanto a imprensa mundial se dedica a decodificar as engrenagens e circunstâncias que fizeram de Lula o mais importante líder mundial desse final de década, a imprensa brasileira se debate em como destituí-lo de toda glória, de reduzí-lo a um analfabeto funcional premiado pela sorte, a um manipulador de massas movido por programas de bolsas e incentivos, a um demagogo de fala mansa que esconde pretensões autoritárias disfarçadas, aqui e ali, de boas intenções populares. Tenta, portanto, converter a verdade atual em mentiras de registro, como se fosse possível enganar o futuro com notícias de jornal.


Destituídos de poder e credibilidade, os barões dessa mídia decadente e anciã se lançaram nessa missão suicida quando poderiam, simplesmente, ter se dedicado a fazer bom jornalismo, crítico e construtivo. Têm dinheiro e pessoal qualificado para tal. Ao invés disso, dedicaram-se a escrever para si mesmos, a se retroalimentar de preconceitos e maledicências, a pintarem o mundo a partir da imagem projetada pela classe média brasileira, uma gente quase que integralmente iletrada e apavorada, um exército de reginas duartes prestes a ter um ataque de nervos toda vez que um negro é admitido na universidade por meio de uma cota racial.


Ainda assim, paradoxalmente, uma massa beneficiada pelo crescimento econômico, mas escrava da própria indigência intelectual.


Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

4 comentários:

  1. seu João Batista...isto é IMPRESSIONANTE O Q OCORRE NO BRASIL...E COM O PRESIDENTE DO PAÍS...- mas tem um detalhe, no Brasil nós NÃO TEMOS LIBERDADE DE IMPRENSA...E SIM LIBERDADE DE EMPRESAS DE COMUNICAÇÕES...q tem seu LADO mas não se IDENTIFICAM, como a IMPRENSA AMERICANA POR EXEMPLO...pois os EMPRESARIOS DESTE RAMO GOSTAM DE ESTAR DE BEM SEMPRE COM QUEM ESTA NO PODER...pois representa FATURAMENTO...pois quem faz PROPAGANDA NO PAIS SÃO OS GOVERNOS...e mais, os JORNALISTAS...SEGUEM SEMPRE A LINHA DA EMPRESA, JAMAIS IRÃO CONTRA ESTA LINHA...POIS O MERCADO É RESTRITO...E ISTO AQUI NO RS É BASTANTE CLARO, onde antigamente tinhamos UMA CIA.JORNALISTICA Q ERA PRATICAMENTE O SEGUNDO PODER...- jader martins.-

    ResponderExcluir
  2. seu Jader Martins..aqui no sul de SC as rádios tucanas q estão nas mãos deste mesmo tipo de grupo oportunista,que ficam o dia todo rogando pragas achicanlhando o Presidente etérno de toda classe sociais luis inacio LULA da silva.
    há..como eles morrem de inveja do LULA,e este poderio belico este escombro jornalistico fica presisamente na capital do Sul santa catarina na terra do carvão e do azulejo.o senhor me entende a onde fica esta cidade que anda toda desboracada onde o seu rei invejoso.daqueles politico que usa suas radios camuflada que não estão no seu nome e os seus suditos uns ditos jornálistas pra diminuir o ibop do GRANDE LIDER PRESIDENTE LULA.mas não adianta ELES CONSPIRAR nos DENUNCIAREMOS daqui pra frente doa a quem doer.!
    UNS RATOS DE PORÃO É DE RIR..FALTA ÉTICA Á ELES.
    um abraço ao amigo-Jader Martins
    são votos de JOÃO batista.!

    ResponderExcluir
  3. Manipulados somos todos os dias, mas podemos dar a resposta neste ano de elição, quem merece nosso voto???

    ResponderExcluir
  4. Sra.Listte,concordo com sua tese plenamente temos que ter muita sabedoria mesmo no dia de votar e ver se o candidato(a) mereçe a nossa confiança ou quer apenas nos enganar pra ganhar e depois nos descartar.!
    um bom inicio de semana Sra.Lisette e familia.
    Considerações Amigas-João Batista Da Silva.

    ResponderExcluir