quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Querência Amada:

Só quem foi criança um dia e aprendeu a amar o radio e admirar os seus ídolos, pode falar com os olhos derramando de lagrimas, tenho o imenso prazer de falar deste cidadão do mundo que nasceu no distrito de Mascaradas, na querida cidade de Rolante, que deu o seu filho ilustre pra ser o escolhido para fazer o hino que identifica toda a força e a pujança do Rio Grande do Sul, um pedaço amado do nosso amado SulPampeiro.
Falo de Vitor Mateus Teixeira mais conhecido como Teixeirinha que nasceu em 03 de agosto de 1927, um dos maiores cantores e compositores que este Brasil já apresentou ao mundo, perdeu seu Pai um carreteiro, e logo aos 9 anos a perdeu sua Mãe querida, ali ficava órfão o menino que sempre dizia que era Gaúcho de Passo Fundo, e que tratava todo mundo com o maior respeito, aos 18 anos foi dispensado do Serviço Militar,logo foi trabalhar no DAER.(Departamento de estrada de rodagem) em 1961.
Teixeirinha foi a Bagé trabalhar, e lá conheceu a Cantora Mary Terezinha que seria a sua companheira por 21 anos, Teixeirinha, das manhãs radiantes que agente ficava escutando como se fosse com a gente acontecido fenômeno como a musica “Coração de Luto” que fez em homenagem a sua mãe em despedida.
O disco coração de luto, foi um estouro nas paradas na época, a gravadora Chantecler não tinha como fazer tantos discos, até em Belém do para foi vendido no cambio negro pois não dava tempo de ir para as lojas, e quando ia eram em cotas, naquele tempo não tinha a pirataria dos dias de hoje, era disco original saindo da impressão e vendido direto ao povo, seu sucesso ficou nas paradas nos anos de 1962 a 1963.
Teixeirinha fez vários filmes e ganhou vários prêmios, em destaque o elefante de ouro em Portugal , pela musica coração de luto, na qual vendeu mais de 25 milhões de cópias e até mesmo após a sua morte, continua vendendo CD.
A Canção Querência amada como diz a letra, identifica mesmo qual é a nossa procedência, desde a província de São Pedro ,padroeiro da querência, sempre disposto a tudo pelo Brasil, Teixeirinha faleceu em 04 de agosto de 1985, foi sepultado no cemitério da Santa Casa de Porto Alegre, seguindo a sua tradição escolhesse ser enterrado perto dos humildes e da sua gente, um cantor simples e amigo do povo, em sua ultima entrevista na imprensa foi na RBS TV em 1985, contou que comprou uma Kombi e fazia shows em parque de diversões, teatro, cinemas e circo.
Teixeirinha falava feliz “a onde o povo pedia para mim cantar eu fui”, tivesse o dom musical de fazer as musicas que mais identifica com o pampa gaúcho, que fez este amigo te escrever, onde no ano de 1979, estava te escutando em Alvorada, numa madrugada a dentro pela radio Farroupilha de Porto Alegre, vindo de Araranguá –SC para ficar bem pertinho de ti Teixeirinha, aqui vai uma homenagem humilde, como sempre fostes em vida, mas de coração, para você, que foi um menino órfão mas que fez do caminho de pedras um castelo de honra e gloria ao Rio Grande do Sul e a todos os brasileiros, que sempre te amaram eternamente.
Teus passos foram um belo exemplo para uma geração que aprendeu amar o seu torrão nativo e podes ter certeza que até hoje, todas as conquistas de um clube gaúcho, a musica querência amada é a cantoria do torcedor campeão do mundo como foi o teu time do coração, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no Japão em 1983, que acompanha-se pela televisão, e agora em 2006 foi a vez do S.C. Internacional, na conquista do mundial em Oklahoma, as duas torcidas continuam cantando com alegria nos estádios, em todas as conquistas a musica querência Amada é lembrada com a mesma intensidade de sempre.
O nosso SulPampa.blogspot.com termina a homenagem com você cantando logo abaixo no blog “meu coração é pequeno, porque DEUS me fez assim, o Rio Grande é bem maior, mas cabe dentro de mim !!!”. !.

Um comentário:

  1. sabe,meu filho eu estava a pouco tempo com muita dor na coluna.sai para tomar um ar,e comecei a refletir e agradeçer a DEUS por ter voçe na minha curta vida.quando vejo na tv tantos pais ignorando os seus filhos.eu teu paizinho te agradeço eternamente,por me ajudar a fazer as postagens.o nosso querido publico saibam que eu fasso a crõnica na hora por inspiração não premeditamos nada,e o menimo wuellington é quem faz as correções ortográficas.alem de ser ele o grande idealizador deste humilde blog.não temos prtetenções de ser maior que ninguem só queremos ser igual a zaqueu,sabe pois precisamos todos do senhor.por isso muito obrigado meu DEUS por me dar inspiração em escrever e ao meu filho pelo apoio.hoje e sempre te agradeçerei por poder passar grande parte da minha vida em casa.quando estou no hospital internado me sinto como um passarinho numa gaióla,preso as armadilhas que o mundo nos submente.é um simple desabafo deste pai que tem orgulho de escrever com o seu filho amado do seu lado, para voçes.um abração de coração a voçes que nos incentivam e que leiam todo os dias as cronicas e escutam as melodioias que esta bem abaixo é clicar no vidéo.

    ResponderExcluir